skip to Main Content

Sinopse do livro de Gênesis

O foco dessa reflexão é identificarmos a etimologia do nome da obra e, de forma célere, uma sinopse.

Em nossas Bíblias em língua portuguesa o primeiro livro das Escrituras, escrito pelo legislador Moisés é conhecido como Gênesis. Você sabe como e por que este livro recebeu esse nome? Os hebreus tinham por praxe nomear os livros da Bíblia com a primeira palavra da primeira linha de cada livro.

No Primeiro Livro da Bíblia o primeiro nome que aparece é “BERESHIT” (no princípio). Por sua vez, os tradutores da LXX (Septuaginta) chamaram-no de “GÊNESIS” – leia se “Guenesis” – (origem, criação). Ele começa na criação dos Céus e da Terra, relata a criação e queda do Homem e da Mulher, registra a primeira promessa para trazer o Messias ao mundo, a história dos primeiros habitantes do mundo, a origem das nações, a chamada de Abrahão, e a história dos patriarcas hebreus, termina com a morte de José.

Do capítulo 1 ao capítulo 11 não há nenhuma evidência plausível para datarmos este período. Do capítulo 12 ao último capítulo compreende aproximadamente 2.369 anos de história. Foi escrito aproximadamente por volta de 1.443 a.C., no deserto, enquanto peregrinavam a caminho de Canaã.

No capítulo 1 Deus se revela como Ser soberano (‘Elohim); no capítulo do 2 e seguintes Deus também passa a se revelar com seu Nome Pessoal (YHWH). A palavra “ALIANÇA” (berith) aparece pela primeira vez.

 

Caso tenha interesse em se aprofundar, recomendo a leitura dos livros:

  • Bíblia de Estudo Palavra-Chave Hebraico e Grego. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
  • Bíblia Grega Septuaginta, 1935/79 Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, Printed in Ggermany by Biblia-Druck.
  • Bíblia Hebraica Stuttgartensia, 1967/77 Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart. Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.
  • CARSON, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.
  • CHAMPLIN, Russell Norman. Novo dicionário bíblico Champlin: ampliado e atualizado. São Paulo: Hagnos, 2018.

Ozeas Sousa

Bacharel em Teologia e professor de diversas matérias teológicas. Compartilho conhecimentos há mais de 26 anos em Seminários e Institutos Bíblicos, EBD (Escola Bíblica Dominical); minha segunda graduação é ciência jurídica.

Gosto de filmes/séries; ávido leitor, sobretudo de literatura teológica, filosofia, ficção científica, história. Casado e pai de três filhos!

Este post tem um comentário

  1. Muito bom. Mas percebi que agora vou ter que estudar muito mais, vou precisar melhorar minhas noções de hebraico e grego e mais ainda do grego pq de hebraico eu ja tive muita ajuda.
    Que Deus te abençoe com essa sua ideia de ensino e nos ilumine com o seu espirito de compreensão e entdndimento da palavra dele. E o REINO DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO SEJA EXPANDIDO A TODOS OS POVOS, LIGUAS, E NAÇÕES. mandamento impetativo, obrigação nossa. Esf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo