skip to Main Content

Sinopse do livro de Josué

Quanto ao nome “Josué”, se deve à principal figura do livro, significa “salvação do senhor” ou “Jeová é Salvação” (hebraico יְהוֹשֻׁעַ – yehoshua). A LXX (Septuaginta), a versão grega da Bíblia hebraica traduziu por “Iesous” – Jesus (Ιησους), como está na Vulgata Latina.

O nome de nascimento de Josué era Oséias, “salvação” (hebraico הוֹשֵׁעַ). Ele teve o nome modificado pelo grande legislador Moisés (Números 13.8, 16).

Champlin nos informa que este livro tem como tema principal “a conquista da Terra Prometida; o cumprimento das promessas terrenas feitas a Abraão; a incomum dedicação e espírito decidido de Josué; as vitórias e os retrocessos da conquista; o estabelecimento das cidades de refúgio; a distribuição do território entre as tribos que ficaram na margem direita do rio Jordão; as cidades para os levitas; o desafio de Josué ao povo, para que renovasse sua lealdade a Yahweh.”

O livro é anônimo e a sua autoria tem sido debatida com veemência por aqueles que aplicam a teoria da hipótese documentária do Pentateuco. As evidências internas do livro nos permitem afirmar que foi escrito pela pessoa cujo nome carrega, e é propriamente uma continuação do livro de Deuteronômio. Inicia onde aquele termina, após a morte de Moisés. Josué foi nomeado general e líder do povo israelita, e sob a sua direção o povo entrou na terra prometida.

Os estudiosos creem que foi escrito entre o período de 1405 a 1375 a. C. Esta data leva em consideração a queda da cidade de Jericó que, de acordo com a arqueologia ocorreu por volta de 1400 a. C. Como já elencado acima, o livro relata todas as batalhas de Josué, sua conquista da terra, a divisão de Canaã por meio de sorte às doze tribos, conforme suas famílias, exortações ao povo, intervenções extraordinárias de Deus. Da mesma forma que Deuteronômio termina registrando a morte do legislador Moisés, o livro de Josué termina com o registro da morte desse personagem, aos centos e dez anos de idade.

 

Caso tenha interesse em se aprofundar, recomendo a leitura dos seguintes livros:

 

  • Bíblia de Estudo Palavra-Chave Hebraico e Grego. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
  • Bíblia Grega Septuaginta, 1935/79 Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, Printed in Ggermany by Biblia-Druck.
  • Bíblia Hebraica Stuttgartensia, 1967/77 Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart. Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.
  • CARSON, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.
  • CHAMPLIN, Russell Norman. Novo dicionário bíblico Champlin: ampliado e atualizado. São Paulo: Hagnos, 2018.
  • GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Vida, 1999.
  • HESS, Richard. Josué: Introdução e Comentário. São Paulo: Edições Vida Nova: 2006.

Ozeas Sousa

Bacharel em Teologia e professor de diversas matérias teológicas. Compartilho conhecimentos há mais de 26 anos em Seminários e Institutos Bíblicos, EBD (Escola Bíblica Dominical); minha segunda graduação é ciência jurídica.

Gosto de filmes/séries; ávido leitor, sobretudo de literatura teológica, filosofia, ficção científica, história. Casado e pai de três filhos!

Este post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo