skip to Main Content

Sinopse do livro de Números

Nosso objetivo com essa reflexão é identificarmos a etimologia do nome da obra e, de forma célere, uma sinopse. Em nossas Bíblias em língua portuguesa o quarto livro das Escrituras, escrito pelo legislador Moisés é conhecido como Números.

Você sabe como e por que este livro recebeu esse nome? Os hebreus tinham por praxe nomear os livros da Bíblia com a primeira palavra da primeira linha de cada livro. No Quarto Livro da Bíblia o primeiro nome que aparece é “WAYYEDABBER” (“no deserto”), exatamente pelo seu primeiro versículo. Por sua vez, os tradutores da LXX (Septuaginta), considerou o censo registrado nos capítulos 1-3 e 26, chamando-o de “ARITHMOI” (“Números”), passando pela vulgata latina como “Numeri”.

Este livro encontra-se no local correto do cânon. Números é a conexão com Levítico e Deuteronômio (Números 33.2). A autoria mosaica é inquestionável, o próprio livro confirma a autoria. Jesus e os apóstolos também confirmam a autoria mosaica tanto de Números quanto de todo o pentateuco (João 3.14; 1 Coríntios 10; Hebreus 3-4; 10.28; João 5.46).

O Livro inicia com o recenseamento do povo e termina com uma assembleia às margens do Jordão, pouco antes da morte de Moisés. A essência do livro está em narrar uma história interessante da justiça, misericórdia e providência divina.

Foi escrito aproximadamente por volta de 1.443 a.C., recebeu esse nome por conter um relato da contagem e disposição dos israelitas em sua viagem pelo deserto à terra prometida, Canaã. Além do censo descreve várias etapas da viagem, os vários acontecimentos no percurso, suas provações, rebeliões, punições, libertações e conquistas. Faz menção a diversas leis e ordenanças não descritas nos livros que o antecede.

 

Caso tenha interesse em se aprofundar, recomendo a leitura dos seguintes livros:

  •  Bíblia de Estudo Palavra-Chave Hebraico e Grego. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
  • Bíblia Grega Septuaginta, 1935/79 Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart, Printed in Ggermany by Biblia-Druck.
  • Bíblia Hebraica Stuttgartensia, 1967/77 Deutsche Bibelgesellschaft, Stuttgart. Sociedade Bíblica do Brasil, 2012.
  • CARSON, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.
  • CHAMPLIN, Russell Norman. Novo dicionário bíblico Champlin: ampliado e atualizado. São Paulo: Hagnos, 2018.
  • GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Vida, 1999.
  • WENHAN. Gordon J. Números: Introdução e Comentário. São Paulo: Edições Vida Nova: 1985.

Ozeas Sousa

Bacharel em Teologia e professor de diversas matérias teológicas. Compartilho conhecimentos há mais de 26 anos em Seminários e Institutos Bíblicos, EBD (Escola Bíblica Dominical); minha segunda graduação é ciência jurídica.

Gosto de filmes/séries; ávido leitor, sobretudo de literatura teológica, filosofia, ficção científica, história. Casado e pai de três filhos!

Este post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo