skip to Main Content

Sinopse dos livros de 1 e 2 Samuel

Estes livros, originalmente, no Cânon hebraico, eram conhecidos como “Samuel” (Shemu’el, שְׁמוּאֵל), que significa “Deus ouve” ou “seu nome é Deus”, analisando de forma etimológica temos a palavra “shem” ou “shema” ou “shum” significa “nome”, por sua vez, “shema” significa “ouvir”, o segundo termo, “El”, significa “Deus” ou “deus”. Os judeus levaram em conta a figura humana de destaque neles, Samuel. O que temos em nosso vernáculo, eram para os judeus um só volume, O Livro de Samuel. Este livro foi dividido em duas partes pelos estudiosos da LXX (Septuaginta) que, naquela época, chamaram de 1 e 2 Reis (Βασιλειών Α e Βασιλειών Β). Os livros que hoje conhecemos como 1 e 2 Reis tinham o nome de 3 e 4 Reis (Βασιλειών Γ e Βασιλειών Δ). A Vulgata Latina perpetuou o entendimento da LXX (Regum I, Regum II, Regum III, Regum IV).

Os livros de 1 e 2 Samuel abrangem aproximadamente 130 anos de história. Os acontecimentos relatados cobrem o período do nascimento de Samuel até o fim do reinado de Davi (1100 a 970 a. C.).

O Primeiro Livro narra as questões israelitas sob o governo de Eli, o sumo sacerdote, que foi o décimo terceiro juiz. Retrata também a história de Saul, o primeiro rei de Israel e seu reinado. Põe termo com a morte de Saul, tornando explícito que Deus não fez aliança com ele. O segundo Livro é a continuação do precedente, e inclui a história do reinado de Davi, o sucessor de Saul, com o qual Deus faz uma aliança eterna.

Ambos os livros são de autoria anônima. É atribuído ao profeta Samuel a autoria de parte do Primeiro Livro (1 Samuel 1-24). A composição de 1 Samuel 25 ao final do Segundo Livro são atribuídos a Natã e Gade, conforme se pode extrair de 1 Crônicas 29.29, que descreve: “Ora, os atos do rei Davi, desde os primeiros até os últimos, estão escritos nas crônicas de Samuel, o vidente, e nas crônicas do profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o vidente […].”

Champlin sintetiza esses dois Livros da seguinte forma: “Dias finais do sumo sacerdote Eli, tutor do menino Samuel, que fora dado por sua mãe ao serviço do Senhor; os filisteus derrotam Israel em Silo, e tomam a arca da aliança; uma praga força os filisteus a devolverem a arca. Samuel derrota os filisteus e coroa Saul como rei. Saul entra em inúmeras batalhas, com vitórias e derrotas. Davi desafia e derrota o herói dos filisteus, o gigante Golias. Tendo desobedecido a Deus, Saul é rejeitado. Muitas vicissitudes, através de mais uma dezena de anos, levam Davi ao trono, depois de ele ter sido forçado ao exílio. Davi expressa o desejo de edificar um templo em honra ao SENHOR. As muitas conquistas militares bem-sucedidas de Davi. Revolta de Absalão, filho de Davi; a morte violenta de Absalão Os trinta grandes heróis de Davi. O recenseamento ordenado por Davi é desaprovado e julgado por Deus.”

 

Caso tenha interesse em se aprofundar, recomendo a leitura dos seguintes livros:

  • BALDWIN, Joyce G. 1 e 2 Samuel: Introdução e Comentário. São Paulo: Edições Vida Nova: 1997.
  •  Bíblia de Estudo Palavra-Chave Hebraico e Grego. 4 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015.
  • CARSON, D. A. Comentário Bíblico Vida Nova. São Paulo: Vida Nova, 2009.
  • CHAMPLIN, Russell Norman. Novo dicionário bíblico Champlin: ampliado e atualizado. São Paulo: Hagnos, 2018.
  • Comentário Bíblico Broadman, vol. 3, 1 Samuel-Neemias. Rio de Janeiro: JUERP: 1986.
  • GARDNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. São Paulo: Vida, 1999.

Ozeas Sousa

Bacharel em Teologia e professor de diversas matérias teológicas. Compartilho conhecimentos há mais de 26 anos em Seminários e Institutos Bíblicos, EBD (Escola Bíblica Dominical); minha segunda graduação é ciência jurídica.

Gosto de filmes/séries; ávido leitor, sobretudo de literatura teológica, filosofia, ficção científica, história. Casado e pai de três filhos!

Este post tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar para o topo